Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Meningite: O que é?

O nosso Sistema Nervoso Central (SNC) é envolto por 3 membranas, cada uma com um nome específico, mas elas são chamas de meninges. A meningite é quando a bactéria ou vírus (podendo ocorrer também com fungos) ataca e se instala nessas camadas.

Para os tipos de meningite viral e bacteriana tem-se sintomas bem característicos.

Meningite Viral: os sintomas lembras de uma gripe ou resfriado. É vista principalmete em crianças, e podem apresentar quadros de febre, dor de cabeça, irritabilidade entre outros sintomas. Na pesquisa que vi, no site do Dr. DrauzioVarella, vi que assim que diagnosticado a meningite viral pode, com cuidados, esperar o quadro se resolver sozinho.

Meningite Bacteriana: É a que tem que cuidar bastante e ficar de olho por ser mais grave e exigir tratamento imediato após o diagnóstico. Os sintomas são febre alta, vômito, dor de cabeça e pescoço fortes, entre outros. Os sintomas são bem mais fortes que o da meningite viral.

O diagnóstico se faz com o exame do liquor (falei que o SNC é envolto por 3 membranas, lembra? então, entre essas membranas há espaços, e na subaracnoideo, que é o último espaço pra se chegar aos componentes do SNC -como a medula, por exemplo- aí está o liquor -ou LCR) para se identificar o agente infeccioso, ou seja, se é um vírus, bactéria, ou até fungo.

Existem vacinas contra a meningite e faz parte do calendário oficial de vacinação.

Então mamães, papais e titias, fiquem de olho em como anda o bebê e qualquer coisa, só procurar o médico da criança.


Catarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário